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Este blog deve ser tomado como uma "sala de recursos", disponível para professores, pesquisadores e interessados na temática indígena. Nosso objetivo é oferecer subsídios para possibilitar uma abordagem contextualizada e plural da realidade indígena no Brasil.

Artigos Recomendados

Levando em conta a variedade de textos disponíveis na internet atualmente, nossa equipe selecionou alguns artigos que podem favorecer a contextualização e atualização da temática indígena. Neste espaço, optamos por classificá-los por assunto para facilitar a consulta.

Abordagem da Temática Indígena na Escola

  • BONIN, Iara Tatiana. Povos indígenas na rede das temáticas escolares: o que isso nos ensina sobre identidades, diferenças e diversidade? Currículo sem Fronteiras, v. 10, p. 73-83, 2010.
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  • OLIVEIRA, João Pacheco de. O nascimento do Brasil: revisão do paradigma historiográfico. Brasília: Anuário Antropológico, 2010, p. 11-40.
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Representações e imagens da literatura infantil, no cinema, museus...

  • BONIN, Iara Tatiana; SILVEIRA, Rosa Maria Hessel. A temática indígena em livros selecionados pelo PNBE: análises e reflexões. Educação (PUCRS), v. 35, p. 329-339, 2012.
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  • BONIN, Iara Tatiana. Literatura Infantil de Autoria Indígena: diálogos, mesclas, deslocamentos. Currículo sem Fronteiras, v. 12, p. 36-51, 2012.
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  • OLIVEIRA, João Pacheco de. O retrato de um menino Bororo: narrativas sobre o destino dos índios e o horizonte político dos museus, séculos XIX e XXI. Revista Tempo, 2007, v. 12, n. 23, p. 73-99.
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Arte Indígena

  • ACHAAN, Denise Pahl. A arte da cerâmica marajoara: encontros entre o passado e o presente. Habitus, Goiânia, V.5, n.1, jan/jun.2007, p. 99-117.
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  • GALLOIS, Dominique. Intercâmbio de imagens e reconstruções culturais. Revista Sinopse, CINUSP - USP, 2000.
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  • SUFIATTI, Tanabi,BERNARDI, Lucí S. e DUARTE, Cláudia G. Cestaria e a história de vida dos artesãos indígenas da Terra Indígena Xapecó. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, 6(1), 67-98.
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Textos de análise - Questões Atuais

  • “Uma hora ele é índio demais e atrapalha, outra hora ele é índio de menos, e não tem direitos'' - Entrevista especial com Lúcia Helena Rangel (PUC/SP), IHU/UNISINOS.
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  • “Seja como for, o índio sempre sai perdendo: se for primitivo, a ‘locomotiva do progresso’ vai ‘tratorá-lo’ de qualquer modo; se não for, não é mais índio e, portanto, não tem direito a nada”. Entrevista com Moysés Pinto Neto e Helena Palmquist.
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  • As 10 mentiras mais contadas sobre os indígenas. Por Lilian Brandt* / AXA
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Movimento indígena e política de educação escolar

  • BERGAMASCHI, Maria Aparecida. Educação escolar indígena: um modo próprio de recriar a escola nas aldeias guarani. Cad. Cedes, Campinas, vol. 27, n. 72, p. 197-213, maio/ago. 2007.
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Livros disponíveis na rede

  • LOPES DA SILVA, Aracy. GRUPIONI, Luis Donisete B. (Orgs). A temática indígena na escola: novos subsídios para professores.
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  • BANIWA, Gersen dos Santos Luciano. O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; LACED/Museu Nacional, 2006.
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  • CARNEIRO DA CUNHA, Manuela. Índios no Brasil: história, direitos e cidadania. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
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